26 de agosto de 2012

De onde vêm as inspirações?

   A criação de qualquer tipo de texto necessita de uma inspiração.
  É preciso ler, pesquisar, assistir, ouvir, ver, e ler mais um pouco. Após isto, você começa a ver que as coisas que você imaginava já existiam em um livro, e descobre também que você já havia ouvido ou lido isto em algum lugar.
   Pode parecer uma tarefa enfadonha para quem não gosta de ler, mas para quem gosta do assunto que está lendo, é uma viagem.
   O importante é que se escreva e se leia sobre algo que se gota. Eu gosto de literatura fantástica, logo, eu leio literatura fantástica e, escrevo literatura fantástica. Quem gosta de drama, sugiro que leia e escreva drama. Fazendo assim as chances de você ser bem sucedido são muito maiores, pois você estará fazendo o que gosta.

Darkover - Marion Zimmer Bradley


   Não são somente os livros que são fontes de inspiração, os quadrinhos são grandes contribuintes para a imaginação correr solta, pois somam imagens ao texto, e te dão uma visualização daquilo que o escritor imaginou. As produções cinematográficas também são grandes contribuintes, apesar de em sua maior parte serem inspiradas ou baseadas em obras literárias publicadas, quadrinhos, desenhos animados ou até mesmo vídeo games, as ideias apresentadas num filme são sempre um motivo para que se crie algo.

Brasões da Guerra das Rosas


   A história e o cotidiano também são motivos de inspiração. Os fatos históricos, como guerras e catástrofes inspiram a criação de situações adversas, por exemplo uma guerra pode inspirar um livro, um maremoto pode inspirar um conto, as questões políticas podem inspirar um capítulo, enfim, cada situação inspira a criação de algum tipo de conteúdo interessante.

Segunda Guerra Mundial


   As músicas inspiram algo. Eu ouço canções New Age, como Enya e Celtic Woman, e fico viajando por lugares onde só tenho acesso pela imaginação. As batidas de R&B me inspiram também. Até a Sandy Leah me inspira com suas canções. As letras também são muito importantes para a criação, até porque você lida com palavras. Tem uma canção de Sandy Leah, de título Quem Eu Sou possui um trecho em especial que me fez pensar e repensar muito. Nela eu sempre imagino meu personagem principal caminhando e olhando para trás e vendo o sol se ponto. Eis o trecho:
“[...]E meu caminho vai
Sem medo de chegar
Só vou olhar pra trás
Pra ver o sol se por[...]”
   As canções acabam por nos inspirar algumas situações e sentimentos de personagens.

Enya - Cantora New Age


Lendas, contos, cantigas, mitologias, folclores, culturas, a inspiração pode partir de qualquer lugar. Pessoas inspiram a criação de personagens e raças, paisagens inspiram a criação de lugares, até a arquitetura inspira a criação.
   Grandes escritores de literatura fantástica também tiveram suas ideias inspiradas por outros autores, por quadrinhos e até pela própria história mundial. Alguns deles nunca contaram quais foram os que os inspiraram, como a J. K. Rowling que apenas cita que quando criança gostava de ler algumas orbas como “O Vento nos Salgueiros” (Kenneth Grahame), O Cavalinho Branco (Elizabeth Goudge). Outros deixam bem claro, como C. S. Lewis que se inspirou em G. K. Chesterton.

J. R. R. Tolkien - Escritor


   O brasileiro Eduardo Spohr, ao escrever “A Batalha do Apocalipse”, se inspirou em Robert E. Howard (autor de Conan) e na Bíblia Sagrada. O autor de “As Crônicas de Gelo e Fogo”,George R. R. Martin, que ainda desenvolve a saga, se inspirou na Guerra das Rosas (que ocorreu entre 1455 e 1485 na Inglaterra) e em Ivanhoé (romance de Walter Sott). E como não poderia deixar de citar o pai da moderna literatura fantástica, que inspirou os RPGs (Role-playing game), J. R. R. Tolkien, que estudou contos de fadas em outras latim e grego, se inspirou na I Guerra Mundial, e desenvolveu o Condado à partir do lugar onde viveu.



   Enfim, a sua vida é um motivo de inspiração para se escrever algo. Deixe a sua imaginação fluir e solte as palavras no papel ou no editor de texto, onde quer que você escreva, só não deixe de escrever.



Fontes:
Livros dos autores citados (em notas sobre o autor).
http://pt.wikipedia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário