2 de setembro de 2012

Influências na criação de Zharya - Saint Seiya (Os Cavaleiros do Zodíaco)

   Uma das maiores, se não a maior, influência e fonte de inspiração que tive e ainda tenho, é Saint Seiya (traduzido no Brasil como Os Cavaleiros do Zodíaco). Me lembro de quando assisti o primeiro episódio, foi fantástico! O enredo era inédito, as batalhas eram muito legais e o design muito bom, principalmente pelo fato de eu estar acostumado aos desenhos americanos.

Ikki, Shun, Hyoga, Shiryu e Seiya em sua primeira versão
   Virei fã de Saint Seiya logo de cara. Sempre que podia comprava as revistas Herói, onde sempre saíam sinopses de episódios e diversas conjecturas e histórias dos personagens, além de outras séries, animes, tokusatsus, desenhos e games. Se não me engano a revista era veiculada quinzenalmente, não consegui informações sobre sua veiculação.
    Os personagens eram todos adolescentes, e eu me identificava muito com eles. Principalmente com  Shun, um personagem daqueles que é todo bonzinho, mas que é muito poderoso, mas não gosta de lutar, preferindo resolver as coisas através da diplomacia. Apesar de sempre pensar que ele poderia ser mais independente, como acabou parecer se tornar em Saint Seiya Omega, que falarei mais abaixo.

Abertura da Saga do Santuário
    Eu acompanhava cada episódio e comentava sempre com meus amigos. Um dia eu um amigo de infância decidimos começar a desenhar os personagens. E foi com base na arte de Masami Kurumada (criador de Saint Seiya) que comecei a desenhar o pouco que sei hoje.
    Criamos os nossos próprios cavaleiros e uma historinha que queríamos que se tornasse um fanzine (quadrinho produzido por fãs).  Nós fizemos várias ilustrações que se perderam ao longo dos anos, mas isto já outra história.
Shun, Seiya, Shiryu e o Hidra na saga Ômega
    Definitivamente eu me deliciava com o desenho, e fantasiava muito. Eu queria ser um Cavaleiro do Zodíaco, não para defender Atena, mas para ter poder e vencer o mal. Sempre brincávamos de dar golpes uns nos outros (os amigos), e eu sempre chegava em casa arranhado, socado, e machucado, e tinha logo que responder às perguntas de minha mãe: Onde você arrumou este arranhã? Quem te bateu? E por aí ia.

The Lost Canvas - Alone (Hades), Sasha (Athena) e Tenma (Pégaso)
    Os anos passaram, outras coisas se tornaram prioridade em minha vida, e tudo isso virou passado. Mas eu sempre queria voltar, criar e fantasiar. Um dia eu descobri que mesmo sendo adulto, tendo todas as responsabilidades e obrigações de um adulto, eu poderia continuar a fantasiar, a imaginar e a criar um mundo, e quando eu descobri isso eu já tinha metade do rascunho de Zharya criado.
    Voltei a assistir Saint Seiya, e assisti os episódios que não havia visto. Vi a Saga de Asgard e Poseidon, assisti alguns longas, uma parte da Saga de Hades (não assisti toda!!!), e algum tempo atrás tive contato com a saga The Lost Canvas, que conta a história da batalha contra Hades que ocorreu antes desta última.  

Yuzuriha, Yato e Tenma - The Lost Canvas
    Eu me deliciei mais uma vez, e agora, como adulto, tenho uma outra visão do universo de Saint Seiya, e procuro observar outros elementos como o roteiro, a profundidade dos personagens, além da arte. E percebi que eles trabalharam melhor os personagens (quase todos novos), mas que têm muitos elementos dos antigos. Acompanhei a parte da série que foi lançada (26 episódios divididos em duas temporadas), e até o momento as temporadas seguintes ela estão suspensas ou canceladas.

Banner de Saint Seiya Ômega

   E este ano, 2012, foi lançada a série Saint Seiya Omega, que conta a história deles 30 anos depois da saga de Hades. Esta série recebe nova roupagem, com novos personagens principais, passando a ser seis adolescentes em treinamento, buscando derrotar o mal e proteger e encontrar Athena, que está desaparecida, e ameaçada por um novo vilão chamado Marte. 
   Os elementos do enredo não são nada originais. A série se tornou mais comercial e voltado para o público infantil, e traz pitadas desde Sailor Moon e Dragon Ball, até Naruto, entre outros. Mas que ficou, ao meu parecer, divertida. Eu gosto de ver os antigos personagens principais como coadjuvantes.
    Enfim, Saint Seiya foi uma grande influência na criação de Zharya, e enquanto trouxer novidades a este fã, será uma fonte de inspiração ótima. 
    Porém, no início, no processo de criação, eu precisava de mais elementos. Muito mais. E fui em busca de outras fontes. Mas isto é outra história.

Kouga de Pégaso, o personagem principal da saga Ômega

Nenhum comentário:

Postar um comentário